Quem atua no universo do empreendedorismo sabe que grande parte do sucesso de um negócio depende do time que você escolhe para fazer parte da sua empresa.
E para atrair os melhores profissionais e mantê-los motivados, extraindo o melhor de cada membro da equipe, é preciso desenvolver e exercitar a habilidade de liderar.
Para além do conhecimento técnico, as habilidades comportamentais, também chamadas soft skills, são fundamentais para diferenciar os líderes dos chefes.
Neste artigo, listamos 5 características comuns aos bons líderes que explicamos melhor a seguir. Boa leitura!
Saber se comunicar bem é uma habilidade útil em diversos contextos corporativos. Ela contribui para motivar o time e transmitir com clareza quais são as funções de cada colaborador e o que se espera dele.
A comunicação eficiente e não violenta também contribui para o constante desenvolvimento técnico da equipe, por meio de feedbacks colaborativos que estimulam ao invés de desmotivar.
O líder que também é bom comunicador consegue deixar claro quais são as metas da empresa e tem a facilidade de engajar a equipe no cumprimento desses objetivos.
Resiliência é um termo da física e significa a capacidade que alguns corpos têm em recuperarem as suas formas originais, mesmo após terem sofrido alguma deformação elástica.
Quando trazemos esse conceito para o contexto da liderança empresarial, podemos fazer um paralelo com a habilidade que um líder tem de se recuperar e contornar situações adversas.
Um líder resiliente sabe lidar com cenários desfavoráveis, buscando novos caminhos, inovando processos e mantendo o time engajado.
Colocar-se no lugar do outro e respeitar processos e limites individuais dos seus liderados é liderar com empatia.
Quando se está em uma posição de liderança, é preciso ter o cuidado de mostrar-se genuinamente comprometido com o bem-estar de todo o time, além de se posicionar como alguém acessível e disponível para o diálogo.
A liderança empática surge como uma nova maneira de atuar com times formados por pessoas de diversos contextos socioculturais e é o oposto da liderança autoritária que, atualmente, é rejeitada ao redor de todo o mundo. Há indicativos de que a capacidade de empatia nos cargos de liderança seja, inclusive, uma vantagem competitiva para as marcas.
A criatividade é uma das soft skills que está ligada a diversas outras habilidades empreendedoras, entre elas a inovação. Ser criativo significa buscar novas soluções mais eficientes e estimular a autonomia dos liderados para que eles possam também propor novos caminhos.
O líder criativo consegue fazer novas conexões entre diferentes áreas do conhecimento para melhorar processos, produtos e até mesmo gerir conflitos. Se relaciona também com a capacidade de se reinventar e antecipar tendências de mercado.
Em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico, a liderança criativa surge como uma habilidade de enfrentar desafios globais com coragem, pensamento inovador e colaboração dos liderados.
O exercício de liderança deve estar sempre ligado a um propósito maior, que direciona e dá sentido às ações tomadas no cotidiano. É o foco no propósito, ou seja, em uma aspiração maior, que vai balizar as decisões.
Por isso, o líder deve ter em mente qual é o seu propósito e como a sua relação com os liderados se aproxima desse grande objetivo. Também é necessário que as pessoas em cargos de liderança pensem no legado que elas querem deixar para os liderados.
Assim, fica muito fácil tomar decisões estratégicas e não se deixar levar por problemas pontuais corriqueiros.
Essas são algumas características de um bom líder, mas existem diversas outras. O mundo mudou e a hierarquia nas empresas também passou por transformações, tornando-se menos rígida e mais horizontal.
E o que os times de alta performance querem e precisam é de um líder que inspire pelo exemplo, e não mais um chefe autoritário e inacessível.
Saiba que é possível exercitar cada uma das habilidades comportamentais citadas, principalmente em cursos de liderança e inteligência emocional.
Quer saber mais sobre empreendedorismo e gestão de equipes? Então leia esse artigo sobre comunicação com times de alta performance.