Os times de alta performance são aqueles compostos por profissionais competentes naquilo que fazem e muito engajados em relação aos objetivos a serem alcançados. São indivíduos com talentos desenvolvidos e encorajados a adquirir novas habilidades.
Além disso, são times com complementaridade, onde cada um tem algo essencial para acrescentar. A soma disso é um grupo coeso e alinhado diante do que deve ser feito, sem lacunas. E que tende sempre a ir além, e superar as expectativas diante das situações.
Entregar sempre o melhor desempenho possível requer autoconfiança de cada integrante e acima de tudo, cuidado com as relações interpessoais. Isso porque, o alinhamento é o que garante a impecabilidade da performance e o grupo alinhado é aquele que se respeita, que troca ideias, cresce através das críticas e age de maneira proativa.
Junto ao alinhamento interno, o time permanece adepto a cultura da empresa pela qual atua. Trabalhando de acordo com os valores e metas organizacionais. Isso garante um objetivo comum, que é fundamental para alcançar resultados de maneira constante.
Diante da complexidade de um time de alta performance, a base para uma comunicação eficaz será a compreensão. Conhecer o grupo, seus objetivos, suas fontes de motivação e a partir daí iniciar o processo de comunicação.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que se está falando para pessoas com autopercepção, visto que é só conhecendo a si que será possível um alto nível de desenvolvimento. Este cenário deve ser uma via de mão dupla.
O autoconhecimento permitirá maior assertividade na comunicação, pois é através dele que se consegue passar confiança no que se faz e naquilo que se propõe. Ao perceber a segurança no outro, os indivíduos tendem a estar mais abertos para ouvir e trocar ideias.
Ter um objetivo claro através da comunicação também é uma necessidade. Esse direcionamento facilita a troca de informações e evita o desperdício de tempo e recursos. Algo muito prezado pelo time de alta performance.
Entender os gatilhos de motivação desses indivíduos também facilita o processo, visto que manter-se motivada é uma necessidade da equipe. Motivar os profissionais diariamente, incentivar o aprendizado de novas coisas, traçar estratégias em conjunto a partir de escuta ativa, são pontos que ajudam a ampliar a visão do negócio, e também na criação de uma conexão fundamentada.
O estabelecimento da conexão entre o comunicador e o time virá de uma adaptação e identificação mútua. A partir desse pressuposto a comunicação poderá se desenvolver cada vez mais e se aprofundar, o que permitirá mais análises e compreensão.
O tom da tratativa com o outro é de suma importância. Cortesia, empatia, receptividade, sociabilidade, cooperação, prestatividade e confiança são exemplos de características que devem estar presentes ao comunicar-se. Elas ajudarão a sustentar a troca contínua inerente à comunicação.
Em meio a todo esse processo, é preciso permitir-se escutar e aprender com a equipe. Um time de alta performance certamente tem muito conhecimento a compartilhar, e ao serem ouvidos, sentem-se também validados. Nesse sentido, é oportuno lembrar que você nunca terá tanto a ensinar que não possa aprender também.