fbpx

Conversar com times de alta performance com boa comunicação, sem bloqueios

Photo by Jeremy Bishop on Unsplash

Times de Alta Performance

Os times de alta performance são aqueles compostos por profissionais competentes naquilo que fazem e muito engajados em relação aos objetivos a serem alcançados. São indivíduos com talentos desenvolvidos e encorajados a adquirir novas habilidades.

Além disso, são times com complementaridade, onde cada um tem algo essencial para acrescentar. A soma disso é um grupo coeso e alinhado diante do que deve ser feito, sem lacunas. E que tende sempre a ir além, e superar as expectativas diante das situações.

Entregar sempre o melhor desempenho possível requer autoconfiança de cada integrante e acima de tudo, cuidado com as relações interpessoais. Isso porque, o alinhamento é o que garante a impecabilidade da performance e o grupo alinhado é aquele que se respeita, que troca ideias, cresce através das críticas e age de maneira proativa.

Junto ao alinhamento interno, o time permanece adepto a cultura da empresa pela qual atua. Trabalhando de acordo com os valores e metas organizacionais. Isso garante um objetivo comum, que é fundamental para alcançar resultados de maneira constante.

Conversando com times de alta performance

Diante da complexidade de um time de alta performance, a base para uma comunicação eficaz será a compreensão. Conhecer o grupo, seus objetivos, suas fontes de motivação e a partir daí iniciar o processo de comunicação.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que se está falando para pessoas com autopercepção, visto que é só conhecendo a si que será possível um alto nível de desenvolvimento. Este cenário deve ser uma via de mão dupla.

O autoconhecimento permitirá maior assertividade na comunicação, pois é através dele que se consegue passar confiança no que se faz e naquilo que se propõe. Ao perceber a segurança no outro, os indivíduos tendem a estar mais abertos para ouvir e trocar ideias.

Ter um objetivo claro através da comunicação também é uma necessidade. Esse direcionamento facilita a troca de informações e evita o desperdício de tempo e recursos. Algo muito prezado pelo time de alta performance.

Entender os gatilhos de motivação desses indivíduos também facilita o processo, visto que manter-se motivada é uma necessidade da equipe. Motivar os profissionais diariamente, incentivar o aprendizado de novas coisas, traçar estratégias em conjunto a partir de escuta ativa, são pontos que ajudam a ampliar a visão do negócio, e também na criação de uma conexão fundamentada.

O estabelecimento da conexão entre o comunicador e o time virá de uma adaptação e identificação mútua. A partir desse pressuposto a comunicação poderá se desenvolver cada vez mais e se aprofundar, o que permitirá mais análises e compreensão.

O tom da tratativa com o outro é de suma importância. Cortesia, empatia, receptividade, sociabilidade, cooperação, prestatividade e confiança são exemplos de características que devem estar presentes ao comunicar-se. Elas ajudarão a sustentar a troca contínua inerente à comunicação.

Em meio a todo esse processo, é preciso permitir-se escutar e aprender com a equipe. Um time de alta performance certamente tem muito conhecimento a compartilhar, e ao serem ouvidos, sentem-se também validados. Nesse sentido, é oportuno lembrar que você nunca terá tanto a ensinar que não possa aprender também.

Giulia Ladeira – Especialista MAPA