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Pitch de vendas: 5 dicas para atrair clientes

Photo by Jason Goodman on Unsplash
Photo by Jason Goodman on Unsplash

O termo “picth” é muito utilizado quando falamos sobre empreendedorismo e startups, e significa uma apresentação rápida que pode ter diferentes objetivos, como apresentar o negócio, captar investimentos ou transformar leads em clientes.

Neste artigo, falaremos sobre as apresentações que têm foco em vender a solução que a empresa oferece ao mercado e em atrair novos clientes: o pitch de vendas.

Afinal, como criar um discurso persuasivo e interessante o suficiente para manter a audiência interessada?

Para te ajudar nesse desafio, listamos 5 dicas importantes que você deve considerar para desenvolver um pitch de vendas convincente.

Boa leitura!

  1. Use uma linguagem clara e objetiva

Na hora de criar o seu discurso, evite palavras complicadas, jargões corporativos ou termos técnicos. Utilize uma abordagem fácil de ser entendida por todos aqueles que estiverem assistindo à sua apresentação e procure ser dinâmico e objetivo para manter a audiência interessada.

Nem pense em usar a mesma apresentação voltada para investidores. O pitch de vendas deve ter um discurso comercial focado nas características dos seus clientes potenciais. 

Ao mostrar como o seu produto ou valor gera valor para os consumidores, você terá uma abordagem muito mais assertiva e aumentará as chances de atrair novos clientes para o seu negócio.

  1. Adapte o discurso ao tempo disponível

Como falamos anteriormente, a objetividade será a sua melhor aliada na hora de fazer a sua apresentação comercial. Geralmente o tempo disponível para a apresentação de pitches é curto e é preciso se precaver para que nenhuma informação relevante para os leads deixe de ser dita.

Portanto, certifique-se de que todos os pontos principais para convencer o público serão contemplados. Para isso, é fundamental treinar  a apresentação do pitch de vendas com um cronômetro para enxugar o discurso, caso seja necessário.

  1. Seja natural e passe segurança

No momento de apresentar, fale com naturalidade e firmeza para transmitir segurança aos seus potenciais clientes.

Aja naturalmente, se movimente e evite discursos decorados e engessados. É claro que haverá um roteiro prévio que será seguido, mas é importante que a apresentação seja  dinâmica e que você fale diretamente com o público que estiver assistindo ao seu pitch de vendas.

Uma boa maneira de iniciar é se apresentando e tocando em alguns pontos que você já conhece sobre o cliente potencial, para gerar uma conexão logo de cara: o chamado rapport.

Ao longo da apresentação, passe autoridade sem cair na armadilha de ser arrogante.

Não se esqueça de fazer uma oferta de valor e encerre com um próximo passo já definido.

  1. Diga quais dores a sua solução resolve

Um fator muito importante para fazer um pitch de vendas matador é conhecer bem o seu prospect ou lead. Para isso, desenvolva a buyer persona do seu negócio, que é a representação semi fictícia do seu cliente ideal.

Ela pode ser feita por meio de pesquisas, questionários, formulários ou até mesmo se basear em um cliente já existente.

Procure detalhar o máximo que conseguir: quais são seus hábitos, objetivos, idade, gênero, sonhos e dificuldades?

Com base nessas respostas, identifique as dores dos seus potenciais clientes e, na hora de apresentar o seu pitch de vendas, deixe muito claro de que maneira o seu produto ou serviço resolve esse problema.

O know-how e os diferenciais da sua empresa também são ótimos argumentos de venda.

  1. Abra espaço para perguntas

Para deixar a sua apresentação mais dinâmica e iniciar um relacionamento com os potenciais clientes, reserve um momento da apresentação para as perguntas do público.

Dessa forma, há uma troca real com as pessoas que estiverem assistindo e é também uma oportunidade de explicar melhor sobre a empresa e entender quais são as objeções.

Por isso, é importante também estar preparado para contornar essas objeções e até mesmo utilizá-las para aprimorar o seu pitch de vendas continuamente. Faça uma matriz de objeções e procure antecipar argumentos para lidar com a situação da melhor forma possível.

Essas são algumas dicas para deixar o seu discurso comercial mais eficiente e assertivo. É importante ter em mente que existem diversos tipos de pitches de vendas e que é preciso adaptar a abordagem de acordo com o contexto e o objetivo.

Gostou do conteúdo? Então leia esse artigo sobre perfil do empreendedor e saiba mais sobre o desafio de empreender.